Métodos contraceptivos





Métodos contracepetivos

“As relações sexuais, mesmo que seja a primeira vez ou só uma vez, podem ter como consequência a gravidez

  Existem imensos métodos contracepetivos, alguns reversiveis e outros irreversiveis, podendo ser também naturais ou não naturais. No entanto, hoje vamos falar-te dos métodos reversiveis! Nem todas estão ao nosso alcance monetário ou disponíveis no pais, mas  os mais importantes estão disponíveis nos centros de saúde, sem qualquer custo.
Apresentamos-te por isso, varias opções que podes considerar, para uma melhor prevenção:
  • Preservativo masculino: Invólucro de borracha muito fino e flexível. Método mais utilizado pelos casais, e o único que previne as doenças sexualmente transmissiveis (DST ‘ s), tem uma eficácia de 95%. Tem como desvantagem, o facto de facilmente se romper.  Não sujeito a receita medica.  Podes encontrar este metodos em diversos locais, como farmácias, hipermercados, e centros de saúde;
 
  • Preservativo feminino: invólucro de borracha fino e flexível, método recente que ainda não é dos mais usados pela população, previne DST ’s. disponível em farmácias, centros de saúde, e em associações de planeamento familiar. Não sujeito a receita médica. As desvantagens encontradas neste método é de difícil colocação;

  • Pílula contracepetiva: Hormonas sintéticas semelhantes à progesterona e ao estrogénio, não previne DST ‘s. A pílula deve ser recomendada pelo medico da família.  Podes encontro-lo em em farmacias e centros de saúde.
 
  • Diu: dispositivo intra-uterino,  usado nas mulheres, só impede a fecundação e não protege de DST ‘s, é sujeito a receita medica, e só pode ser colocado por uma medico especializado. Tem como desvantagem, a possível movimentação do dispositivo e assim não impedir a gravidez.

  • Espermicidas: destroem  os espermatezoides, no entanto  tem pouca protecção, tem um maior risco de causa de alergias, não protege das DST 's. tem pouco  um grau de eficácia baixo, 75%. contudo, se usados em conjunto com outro método ( preservativo ou pilula) o seu grau de efícâcia sofre um elevado aumento. 
  • Diafragma:  invólucro de borracha, colocado no colo do útero  que impede a entrada de espermatezoides no útero. Requer orientações médica e o uso associado de espermicidas. pouco recomendável a mulheres jovens, não protege das DST´ s.

  • Abstinência sexual: não tem efeito secundárias. Impede a fecundação pela ausência de relações sexuais durante o período  fecundo. nos casos de ciclos sexuais irregulares. não protege das DST' s. não tem uma eficacia certa, podendo esta ser variável!
Para mais informações sobre este assunto, podes encontrar aqui..
E nunca te esqueças, que tens perante ti, um mundo de escolhas…